Nossas soluções estão presentes nos principais segmentos da indústria, atendendo às demandas mais exigentes com tecnologia, segurança e confiabilidade.
Com uma estrutura completa e expertise técnica, a Vettor atua em setores como Açúcar e Etanol, Papel e Celulose, Energia, Químico, Alimentos e Bebidas, entre outros. Desenvolvemos e fabricamos equipamentos e peças para torres de resfriamento com alto desempenho, sempre alinhados às normas de qualidade e à necessidade específica de cada operação.
Seja em ambientes de alta temperatura, processos corrosivos ou demandas contínuas, oferecemos suporte completo e personalização para garantir eficiência, durabilidade e performance nos projetos industriais dos nossos clientes.
O engenho de cana-de-açúcar é o setor agroindustrial especializado na transformação da cana em álcool ou açúcar, além de derivados como aguardente, melaço, rum, caldo de cana e rapadura.
Presente no país desde a colonização portuguesa no ano de 1.500, a cana-de-açúcar é um importante pilar socioeconômico, responsável pelo desenvolvimento e projeção da atividade agrícola nacional, dando ao Brasil posição de destaque como maior produtor mundial, com cerca de 650 milhões de toneladas processadas ao ano, referenciando-se na agroindústria energética devido ao potencial renovável de biocombustíveis como o etanol, além da geração de energia elétrica e, em menor escala, o biogás, utilizando tecnologias de segunda geração que aproveitam o bagaço da cana e a palha como complemento.
A VETTOR tem atendido grandes usinas sucroalcooleiras e sucroenergéticas, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Adecoagro, Raízen, Biosev, Pedra Agroindustrial, Usina Colombo Açúcar Caravelas, FS Bioenergia, Cofco International, Inpasa Del Paraguay, Usina Coruripe, Usina Bazan, Glencane, Usina Santa Adélia, entre outros.
Composta por mais de 30 mil empresas, que empregam 1,6 milhão de brasileiros, a indústria alimentícia fatura mais de 640 bilhões de reais por ano, representando cerca de 10% do PIB.
A população predominantemente urbana busca por alimentos com maior valor agregado, e as demandas da vida moderna têm modificado os hábitos de consumo alimentar, impulsionando esta cadeia, que por sua vez, já processa 58% de toda a produção agrícola do país. O consumo de alimentos industrializados reflete 80% do total, fazendo com que o Brasil seja o 5° maior mercado consumidor do mundo e o maior exportador de produtos como açúcar, laranja, carne, café, óleo de soja e alimentos processados, faturando quase 40 bilhões de reais por ano em negociações internacionais que favorecem substancialmente a balança comercial brasileira.
A VETTOR tem atendido grandes indústrias alimentícias, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Cargill, Nestlé, Bunge, ADM Indústria e Comércio de Alimentos, Louis Dreyfus Company, Caramuru Alimentos, entre outros.
O Brasil é um país tropical com altas temperaturas em boa parte do ano, e em locais com elevada concentração de pessoas, como shoppings centers, hospitais, empreendimentos comerciais e centros de convenção, aeroportos, rodoviárias e estações de trens e metrôs, hotéis, agências bancárias, supermercados, escolas e universidades, entre outros, é imprescindível a instalação de grandes sistemas de refrigeração para proporcionar maior conforto térmico aos frequentadores, tornando o espaço mais agradável por conta do ar frio liberado no ambiente climatizado, considerando sempre como fator crucial a qualidade do ar.
O cálculo da carga térmica determina a quantidade de calor que deverá ser removido de um ambiente para que ele atinja a condição climática desejada, podendo variar de acordo com o volume de pessoas presentes, tamanho do espaço refrigerado e nível de exposição solar da edificação.
A VETTOR tem atendido grandes empresas, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Heating Cooling, Servtec, Aeroporto Santos Dumont, Bourbon Shopping, Hospital das Clínicas, entre outros.
A produção de gases de processo, como o oxigênio, dióxido de carbono, acetileno, hidrogênio, e de gases atmosféricos, dispersados em elevadas alturas, como nitrogênio e argônio, possuem uma enorme importância para a cadeia produtiva e de desenvolvimento de setores como médico-hospitalar, metalúrgico, siderúrgico, alimentício, farmacêutico, automobilístico, químico e petroquímico, entre outros.
O oxigênio, por exemplo, é utilizado na fabricação de papel, vidro, metais primários que também empregam o argônio, e produtos manufaturados que também aplicam o acetileno, além de ser útil para a demanda hospitalar e para o meio ambiente. Já o nitrogênio é utilizado em processos químicos e petroquímicos, farmacêuticos, alimentícios e também na fabricação de plásticos e borrachas, enquanto o dióxido de carbono é útil para bebidas, gelo seco e processos de soldagem.
A VETTOR tem atendido grandes fabricantes de gases industriais, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Linde Gases, Air Liquide, White Martins, Air Products, entre outros.
A energia elétrica movimenta motores, empresas, escolas, hospitais, residências e permite múltiplos avanços, sendo fundamental para o desenvolvimento das sociedades, pois no mundo atual é inimaginável viver sem ter acesso à luz ou eletricidade que possibilita o funcionamento de produtos elétricos e eletrônicos.
É incansável a busca por novas fontes geradoras renováveis que não se esgotem, e atualmente, as mais utilizadas são as águas em usinas hidrelétricas, os ventos em usinas eólicas, e a luz e calor solar em usinas solares, apresentando baixos índices de poluentes em todas as fases de produção, distribuição e consumo, mas ainda há outras fontes menos utilizadas para a geração de energia como a biomassa, a geotérmica, e a força proveniente das ondas e mares.
A VETTOR tem atendido grandes companhias do setor de energia, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Energisa, Siner, CPFL, Engie Tractebel, Brookfield Energia Renovável, entre outros.
A celulose química vem das plantas e é um composto orgânico caracterizado pelas fibras dos vegetais, tornando-se produtos e subprodutos utilizados em toda a cadeia industrial, como a produção de tecidos, medicamentos, estabilizantes de alimentos processados, adesivos, biocombustíveis, materiais de construção, entre outros.
A principal fonte para a fabricação do papel é a extração das fibras de celulose da madeira do pinus e do eucalipto, e o Brasil é o maior produtor de eucalipto e pinus do mundo, possuindo mais de 5 milhões de hectares de eucalipto e aproximadamente 2 milhões de hectares de pinus, graças ao alto grau de desenvolvimento da genética arbórea no país, sediando na cidade de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, a maior fábrica de produção de celulose já existente.
A VETTOR tem atendido grandes produtoras de papel e celulose, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Klabin, Fibria, Suzano Papel e Celulose, International Paper, Lwarcel, Bahia Specialty Cellulose, Cenibra, entre outros.
A indústria química fornece insumos para as demais indústrias e está presente em defensivos, adubos e fertilizantes agrícolas, nos medicamentos, cosméticos e itens de perfumaria e higiene pessoal, nas tintas, esmaltes e vernizes, nos produtos de limpeza, nos polímeros e resinas, nas fibras artificiais e sintéticas, nos conservantes alimentícios, nos explosivos, e na matéria-prima de tantos outros produtos de uso industrial ou final, faturando anualmente cerca de 120 bilhões de dólares e deixando o Brasil na oitava posição mundial.
A indústria petroquímica é parte da indústria química e caracteriza-se por produzir derivados do petróleo como a nafta e a parafina, convertendo o gás natural em ureia, amônia, entre outros, para serem usados como matéria-prima em diferentes tipos de indústria.
A VETTOR tem atendido grandes indústrias químicas e petroquímicas, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Nouryon, Petrobrás, Unipar Indupa, Mosaic Fertilizantes, CMOC International Brasil, Braskem, Oxiteno, Rhodia Solvay, entre outros.
A siderurgia se dedica à fabricação e tratamento do aço, e seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos, demandando investimentos constantes em pesquisa e inovação, afinal, o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro representa grandes conquistas para a humanidade.
O aço é uma liga de ferro e carbono, e a siderurgia utiliza o carvão mineral ou vegetal como combustível para alcançar altas temperaturas necessárias à fusão do minério e também como redutor para remover o oxigênio do ferro, purificando-o e deixando-o livre para ligar-se ao carbono, dentro de um equipamento chamado alto forno. A produção mundial de aço bruto ultrapassa 1,5 bilhão de toneladas por ano, alimentando toda a cadeia siderúrgica com chapas, bobinas, vergalhões, arames, perfilados e barras.
A VETTOR tem atendido grandes empresas do setor de siderurgia e metalurgia, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Gerdau, ArcelorMittal, CSN, Vale, CBA, entre outros.
O primeiro automóvel Ford fabricado em alta escala só era comercializado em único modelo T, na cor preta, mas hoje em dia, há incontáveis modelos fabricados por diversas marcas, e estas grandes montadoras mundiais de automóveis dependem de inúmeros fabricantes de peças, partes e acessórios que atuam como responsáveis pelo abastecimento desta imensa cadeia de produção.
O Brasil é o 8° maior produtor de automóveis do mundo, com mais de 2 milhões de veículos emplacados por ano, e este setor movimenta a produção de aços e derivados, máquinas e equipamentos, materiais eletrônicos, produtos de metal e artigos de borracha e plástico, entre outros, impactando o nível de atividade da indústria de transformação e gerando mais de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos.
A VETTOR tem atendido grandes empresas do setor automobilístico, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Ford, Good Year, Continental, Toyota, Bridgestone, entre outros.
A indústria farmacêutica exerce a atividade de pesquisa, desenvolvimento, comercialização e distribuição de medicamentos, vivenciando um crescimento vertiginoso nas duas últimas décadas, gerado pela elevação do consumo de remédios em função do aumento do estresse associado à grande concentração urbana e maior pressão para o cumprimento de metas impostas pelas organizações, e também por conta da ampliação do número de pessoas acometidas pela depressão causada principalmente pelo excesso de informações que o cérebro tem de processar simultaneamente.
As doenças mais comuns são a hipertensão, o diabetes, a obesidade e a depressão, e os medicamentos mais vendidos são justamente os que combatem estas enfermidades, potencializando o crescimento dos 20 maiores fabricantes, sendo 8 nacionais, e movimentando mais de 60 bilhões de reais por ano, refletindo na geração de mais de 100 mil empregos diretos e 600 mil empregos indiretos no mercado brasileiro.
A VETTOR tem atendido grandes laboratórios farmacêuticos, fornecendo torres de resfriamento de água, projetadas sob medida, para clientes como Baxter, Phibro Animal Health, Abbott, Roche, Teuto, entre outros.